Desde que comecei na música vi muita gente (tanto alunos quanto colegas) começando e parando.
Durante este tempo em que estou no meio musical ouvi os mais variados motivos para esta desistência.
Alguns diziam que não achavam graça, outros que era investimento sem retorno, e até que não precisavam de aulas!
Resolvi, então, analisar os músicos que continuaram nesta jornada, os que realmente aprenderam.
Entre os que tocam até hoje, uma coisa era comum a todos, eles sabiam exatamente o que estavam indo fazer!
Mas não se preocupe se você ainda não tem total clareza nisto, estou aqui para te ajudar!
Alguns critérios fazem diferença na hora de encarar uma aula, veja quais são:
1 – Tenha um “por que” e um “para quê”
Muita gente começa e para. Não só na aula de música, mas em qualquer coisa. Se você começa algo que não queria começar, ou porque alguém mandou, nunca vai fazer sentido.
Você tem que, no mínimo, saber o motivo de estar lá, ter um objetivo nisso. Caso contrário, qualquer simples esforço e você vai se sentir cansado como quem carregou uma tonelada de pedras.
2 – Saiba o que quer aprender
Existem instrumentos de todos os tamanhos, tipos, sons, materiais, e cada um pode fazer uma coisa em específico. Saber qual instrumento quer aprender pode ajudar em muito. A escolha pode ser pelo gosto, ou pela necessidade. Nem sempre é possível agradar as duas partes.
Lembre-se de que alguns instrumentos são mais usados em certos estilos musicais. Se você tem um objetivo claro (item anterior), vai ficar mais fácil de escolher o instrumento.
3 – Defina como você vai aprender
Hoje em dia pode ser muito fácil aprender a tocar. Na internet você encontra o que quiser encontrar, basta saber procurar. Aqui mora um problema, pois o iniciante pode se perder nesta procura, e acabar embaralhando conhecimento, o que é pior do que não tê-lo.
Pode ser bem mais produtivo fazer uma aula com um(a) professor(a), de preferência ao vivo. Nada melhor do que ter alguém bem na sua frente para tirar suas dúvidas, e observar sua forma de aprender. Um ajuste bem feito nesta parte faz toda a diferença!
Vá até o fim!
Começar uma coisa e não terminar é muito frustrante, mas estes critérios vão te ajudar na hora de eleger a forma de aprender. Se você ainda não conseguiu decidir, não se preocupe, converse com um professor e peça orientação.
Se você quer baixar estas dicas em PDF, clique aqui!
Aproveite.
Boa sorte e bons estudos!
Rick Oliveira